Casa Branca tenta conter expectativas para segundo encontro de Trump e Kim

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta administrar as expectativas de sua segunda reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-Un, prevendo uma "continuação do progresso" alcançado na última cúpula.
Sputnik

No Twitter, Trump disse que seguirá amanhã cedo para a reunião em Hanói, no Vietnã, e escreveu: "desnuclearização?". Ele também afirmou que Kim sabe que "sem armas nucleares, seu país poderia rapidamente se tornar uma das grandes potências econômicas do mundo".

Deputado oposicionista da Venezuela pede 'força' contra Maduro
Na primeira reunião entre os líderes, realizada em junho de 2018 em Cingapura, o resultado foi um compromisso vago formulado pela Coreia do Norte para desmantelar seu programa de armas nucleares. Chegando à cúpula desta semana, Trump disse que o país asiático não testou nenhuma arma nuclear em meses e que, se permanecer assim, ele não tem pressa.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse em entrevista a rede de TV Fox News que esperava um "avanço substancial". Mas, ele advertiu, "pode não acontecer, mas espero que sim".

"Trump também disse que isso vai levar tempo. Pode ter que haver outro encontro. Podemos não atingir um resultado final essa semana", disse Pompeo.

Comentar