Caracas: EUA usam países caribenhos para planejar suas operações contra Venezuela

Os Estados Unidos utilizam os territórios de alguns países caribenhos para planejar suas operações militares contra o governo da Venezuela, denunciou a chancelaria venezuelana.
Sputnik

"A República Bolivariana da Venezuela manifesta a sua inquietude frente a sinais sólidos que indicam a utilização por parte dos Estados Unidos dos territórios de alguns países caribenhos como plataformas para o planejamento e organização de operações de caráter ilegal e terrorista", diz o comunicado.

A nota indica que essas operações fazem parte da estratégia dos EUA destinada a "provocar a derrubada do governo legítimo e a imposição de um governo marionete através de um esquema de intervenção direta na Venezuela".

Venezuela suspende navegação de todos os portos após ameaça de ataques violentos
Caracas advertiu os governos da Dominica, Porto Rico e outros países insulares do Caribe sobre a "utilização, sem consulta, dos seus territórios para o lançamento destas condenáveis ações de força".

"Este alerta está sendo emitido com o mais absoluto sentido de responsabilidade e solidariedade, na esperança de que sirva para ativar nos povos desses países a resposta digna que a região espera deles, da confiança na importância que os povos desses países dão aos valores da democracia, autodeterminação e não intervenção", sublinha a chancelaria venezuelana.

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela recordou que, no fim de janeiro de 2014, durante a segunda cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em Havana, a América Latina e o Caribe foram proclamados como zona de paz.

A crise política na Venezuela se agravou no final de janeiro, depois que o líder da oposição do país, Juan Guaidó, se autodeclarou presidente interino, considerando a reeleição de Maduro no ano passado como ilegítima.

Guaidó foi reconhecido pelos Estados Unidos, seguido por vários países da Europa e América Latina, entre eles, o Brasil. A Rússia, China, México, Turquia e Uruguai estão entre os que manifestaram seu apoio a Maduro como o presidente legitimamente eleito do país.

Comentar