Mísseis russos Tsirkon perfurariam qualquer defesa inimiga, assegura ex-militar

Os novos mísseis hipersônicos Tsirkon, que estão sendo desenvolvidos pela Rússia, levariam apenas cinco minutos para destruir alvos a 500 km de distância, e iriam perfurar qualquer defesa adversária, afirmou o contra-almirante aposentado, Vsevolod Khmyrov.
Sputnik

De acordo com ele, neste intervalo de tempo é possível identificar os mísseis voando em direção ao alvo, mas não os interceptar. 

"Um sistema hipersônico como o Tsirkon praticamente perfura qualquer sistema de defesa antiaérea ou antimíssil. Não há proteção contra ele", frisou o contra-almirante aposentado.

Segundo Khmyrov, os navios russos poderiam disparar simultaneamente cerca de 40 mísseis Tsirkon contra centros de decisões localizados no território dos EUA, que seriam garantidamente atingidos. 

Análise: drone russo Poseidon anularia esforços dos EUA de criar defesa antimíssil global
Khmyrov recordou que os EUA posicionaram na Romênia unidades de lançadores de mísseis Mk-41, e estão implementando sistemas análogos na Polônia. Ele apontou que os lançadores em questão são aptos para lançar os mísseis de cruzeiro Tomahawk. De acordo com o militar aposentado, estes sistemas de mísseis seriam controlados do território norte-americano. Ele supõe, que os militares ocidentais acreditam que por conta da distância da Rússia, em caso de retaliação russa, estes centros permaneceriam inatingíveis a armas de longo alcance. 

"Um número de navios de superfície e submarinos com os mísseis Tsirkon, operando no Atlântico Ocidental, e na parte oriental do Pacífico, poderia constituir dois ou três navios em cada direção, portando a bordo cerca de 40 mísseis, então não há dúvidas de que esses centros serão destruídos de forma garantida", ressaltou Khmyrov.

Comentar