Segredos militares de Taiwan vêm à tona graças ao Google Maps (FOTOS)

Os mapas 3D do Google de quatro cidades da ilha de Taiwan revelaram sem querer a localização de lançadores de antimísseis, incluindo uma base de mísseis Patriot que até agora era secreta. Na sequência, as autoridades da ilha solicitaram para o Google desfocar as imagens comprometedoras.
Sputnik

Em 2012, o serviço Google Maps anunciou sua intenção de elaborar um mapa "estereofotogramétrico", bem detalhado e em três dimensões, das principais cidades do mundo. Em 13 de fevereiro de 2019, os mapas atualizados das cidades taiwanesas de Taipé, Nova Taipé, Taoyuan e Taichung foram disponibilizados ao público. Entretanto, as autoridades de Taipé perceberam rapidamente que as fotos do serviço revelavam demais.

​Os mapas revelam várias bases de mísseis e instalações de defesa desconhecidas até agora. As imagens são tão detalhadas que é possível saber que tipo de mísseis e que veículos estão posicionados na área, incluindo a base de mísseis Patriot de Ankeng, até agora secreta, bem como uma instalação defensiva no Escritório de Segurança e no Escritório de Inteligência da ilha, de acordo com o South China Morning Post.

​O Ministério da Defesa de Taiwan pediu para o Google disfarçar os mapas dos locais, segundo o ministro da Defesa, Yen Teh-Fa.

O ministro tentou tranquilizar o público taiwanês, apontando que "a localização da infraestrutura defensiva em tempos de paz não indica a localização dos mesmos em tempos de guerra", conforme a Agência Central de Notícias de Taiwan.

​Na ilha, a lei proíbe revelar onde certas estruturas militares estão localizadas.

Não é a primeira vez que os segredos da ilha vêm à luz sem querer. Taipé já havia pedido à Apple em 2012 para borrar vários mapas que revelavam vários locais comprometedores, como um radar norte-americano de última geração perto da cidade de Hsinchu, capaz de detectar lançamentos de mísseis até mesmo da província chinesa de Sinkiang, no extremo mais longínquo da China.

Comentar