Notícias do Brasil

Como sistemas de inteligência artificial russos podem melhorar agricultura brasileira?

Implementação de tecnologias de ponta em diferentes setores econômicos se tornou um dos temas discutidos no âmbito do Fórum de Investimentos da Rússia, em Sochi.
Sputnik

A Sputnik Brasil falou com a vice-presidente da empresa de software russa Cognitive Technologies, Alfia Kayumova, que revelou como sistemas de inteligência artificial podem contribuir para o setor agrícola brasileiro. 

Que fatores impedem exportação de produtos de alta tecnologia russos ao Brasil?
Em 2018 a empresa russa Cognitive Technologies, que se dedica aos sistemas de inteligência artificial, apresentou o Agrodroide C2-A2 – o sistema baseado na inteligência artificial que pode transformar qualquer máquina agrícola em um veículo não tripulado. 

Essa tecnologia da companhia russa não tem análogos no mundo, e a Cognitive Technologies já recebeu 870 pré-encomendas para o Agrodroide, entre elas 10 brasileiras. 

Em uma conversa com a Sputnik Brasil à margem do Fórum de Investimentos da Rússia, em Sochi, a vice-presidente de desenvolvimento corporativo e investimentos da Cognitive Technologies, Alfia Kayumova, revelou o que torna único o Agrodroide e por que a empresa está interessada em cooperação com o Brasil. 

Segundo Kayumova, atualmente, todos os sistemas de condução não tripulada se baseiam no sistema de condução paralela, ou seja, se estabelece um ponto e, através de um satélite, uma colheitadeira é conduzida do ponto A ao ponto B. Entretanto, o sistema de condução paralelo não pode lidar com alguns problemas, por exemplo, com o aparecimento de outro veículo à frente da colheitadeira ou com geometria complicada de campo quando o campo não é reto. 

"Para superar essas dificuldades, usamos redes neurais que analisam a transmissão de vídeo de uma câmera a bordo. Isso significa que o sistema, dependendo da informação recebida, pode ajustar a trajetória do movimento da colheitadeira. Além disso, em nosso sistema se usa apenas uma câmera, o que reduz significativamente seu preço em comparação com nossos concorrentes. Finalmente, o nível de detenção de nossos sistemas é de cerca de 99,7%, o nível mais alto no mercado global atual", explicou a especialista. 

Será que países do BRICS encontrarão alternativa ao dólar no futuro próximo?
Mais um ponto forte do Agrodroide é que ele pode fazer com que qualquer máquina agrícola se transforme em um veículo não tripulado. "Trabalhamos também no mercado de pós-vendas. Nosso bloco composto de câmera, processador e cabos pode ser conectado a qualquer colheitadeira para fazê-la não tripulada. Isso permite começar a usar essa tecnologia sem quaisquer atrasos", disse Kayumova. 

Quanto à sua presença no mercado brasileiro, a empresa começou a exportar seus produtos ao Brasil há três anos e planeja continuar fortalecendo laços comerciais com o Brasil, que tem setor agrícola desenvolvido. 

"Ficamos surpreendidos e impressionados com o alto nível de automatização nos campos agrícolas brasileiros. Além disso, enquanto na Rússia são possíveis duas safras por ano ao máximo, o Brasil tem três ou quatro safras. Por isso vemos o grande potencial para implementação de nossos sistemas no Brasil", afirmou Kayumova, acrescentando que a empresa está interessada em cooperação com todos os países com clima quente. 

Respondendo à pergunta se os atuais problemas econômicos do Brasil afetam a cooperação entre a Cognitive Technologies e as empresas agrícolas brasileiras, a especialista destacou que o setor agrícola é um dos mais importantes para a economia da América Latina, e por isso o uso eficaz de recursos e implementação de tecnologias é um fator chave para o desenvolvimento dos países da região, e que no futuro é de esperar o aumento de encomendas brasileiras. 

O anual Fórum de Investimentos da Rússia está sendo realizado na cidade de Sochi entre 14 e 15 de fevereiro. Durante o Fórum foram discutidas as perspectivas do desenvolvimento econômico e social da Rússia, bem como desafios enfrentados pela economia russa.  

Comentar