Vestígios de civilização desconhecida teriam sido encontrados no deserto do Saara (FOTO)

Centenas de estruturas de pedra foram descobertas no Saara Ocidental, uma área que representa no mapa arqueológico uma imensidão vazia e que é parcialmente controlada por Marrocos e pela República Árabe Saaraui Democrática.
Sputnik

Uma equipe de arqueólogos realizou escavações e trabalhos na região noroeste da África depois de analisar imagens de satélite no Google Earth, dando assim início a uma ramificação do Projeto Saara Ocidental conduzido por arqueólogos da Universidade de East Anglia (Reino Unido) entre 2002 e 2009.

As descobertas, conforme relatado no portal Live Science, foram publicadas no livro "The Archaeology of Western Sahara: A Synthesis of Fieldwork" (Arqueologia do Saara Ocidental: uma síntese do trabalho de campo, em tradução livre).

Dolmens encontrados no deserto do Saara

Os arqueólogos descobriram que as estruturas de pedras apresentam uma diversidade de formas: crescentes, círculos, linhas retas e, às vezes, empilhamentos em montes. Eles presumem que alguns conjuntos poderiam ser túmulos, já que vários locais escavados continham corpos humanos enterrados quase 1.500 anos atrás – todo o complexo data de há 10.000 anos.

Segundo o portal, o trabalho de campo foi suspenso devido a preocupações com a presença de terroristas da Al-Qaeda no Magreb Islâmico, o que impediu que os cientistas trabalhassem com segurança.

Comentar