Corrida armamentista? EUA criam míssil hipersônico para competir com China e Rússia

Heather Wilson, secretária da Força Aérea dos EUA, disse que os EUA estão mais próximos de desenvolver um míssil hipersônico, com uma velocidade cinco vezes superior à do som.
Sputnik

Durante o discurso no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais na sexta-feira (8), Wilson afirmou que todos os esforços estão sendo feitos para acompanhar as outras nações no desenvolvimento de novos sistemas de mísseis.

A secretária informou que a Força Aérea dos EUA opera atualmente 80 satélites no espaço, além de sugerir que a Rússia também está criando novos sistemas de mísseis depois que o Estado americano anunciou planos de retirada do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF).

Putin aprova criação de míssil hipersônico em meio à retirada dos EUA do Tratado INF
O embaixador norte-americano Robert Wood, representante permanente dos EUA na Conferência sobre Desarmamento, declarou na quinta-feira (7) em Genebra que talvez Washington possa reconsiderar sua retirada do tratado INF, "se a Rússia retornar ao cumprimento total e verificável" do acordo, adicionando que está é "a última oportunidade de a Rússia retornar à conformidade".

Ainda antes dos EUA terem anunciado a sua saída do tratado, Moscou e Washington se acusavam repetidamente de violar o INF.

Diante da proposta de deixar o tratado ou seguir as regras americanas, dentro de um prazo de seis meses, a Rússia negou ter violado o tratado e anunciou ter começado a desenvolver novos sistemas de armas para acompanhar os EUA e a China.

Comentar