Fatos engraçados sobre tabela periódica: de baralho a previsão científica

Em 8 de fevereiro se celebra 185º aniversário do nascimento do notável químico russo Dmitry Mendeleev que revolucionou a química 150 anos atrás criando a tabela periódica dos elementos.
Sputnik

Em 1869, Dmitry Mendeleev publicou a primeira tabela periódica organizada, criada para ilustrar as tendências periódicas de dúzias de elementos conhecidos e demonstrar como eles estão relacionados uns com os outros.

A Sputnik reuniu fatos engraçados pouco conhecidos sobre esta descoberta revolucionária.

Jogando baralho com a química

Há quem diga que o momento "eureka" aconteceu quando Mendeleev estava jogando o seu jogo de cartas favorito, o Solitaire. O químico decidiu usar o formato do jogo para criar uma ordem na tabela periódica: no Solitaire as cartas estão organizadas tanto pelo naipe, horizontalmente, como pelos números, verticalmente.

Oceano global pode ser diferente no fim do século, preveem cientistas
Como resultado, ele organizou um conjunto de cartas representando os elementos conhecidos e escreveu o peso atômico e as propriedades do elemento nas cartas.

Em fevereiro de 1869, Mendeleev se esforçou por organizar as cartas com os elementos, experimentando várias sequências e finalmente reparando que havia algumas lacunas na ordem de peso atômico. Exausto, o químico adormeceu e viu a sua criação futura no sonho.

Elemento 115 existe menos que um segundo

A missão de Mendeleev continuou sendo desenvolvida ao longo dos tempos, já que outros cientistas ajustaram a tabela periódica descobrindo novos elementos. Atualmente, a tabela contém 118 elementos organizados em conformidade com os números atômicos. Os elementos 113, 115, 117 e 118, Nihonium, Moscovium, Tennessine e Oganesson, respectivamente, foram adicionados à sétima linha da tabela apenas em janeiro de 2016.

Sonda da NASA instala 1º instrumento que estudará núcleo do Planeta Vermelho
A maioria de isótopos dos elementos superpesados é instável e sofre deterioração em um curto período de tempo. Por exemplo, o elemento 115 Moscovium é altamente radioativo e o seu mais estável isótopo, o moscovium-290, tem a meia-vida de 0.8 segundos.

Artificial vs. Natural

A tabela periódica tem 118 elementos confirmados, entre os quais 90 podem ser encontrados na natureza e os restantes são criados artificialmente. Technetium foi o primeiro elemento artificial na tabela, tendo sido descoberto por Carlo Perrier e Emilio Segre em 1937.

Nome da Argentina provém de elemento químico

Há quem afirme que a Argentina recebeu o seu nome do elemento conhecido como argentum em latim, tornando-se o único país chamado em honra de um elemento químico. A primeira menção do nome "Argentina" ocorreu no tempo das expedições de conquistadores portugueses e espanhóis no rio da Prata, no início do século XVI.

Predizendo elementos

Em 1871, tais elementos como o gallium, germanium e scandium eram desconhecidos, mas o químico russo deixou o espaço para eles na tabela e predisse o seu peso atômico e outras propriedades. Esses elementos foram descobertos 15 anos depois, cumprindo as características previstas básicas. Tal rigor na previsão contribuiu significativamente para a aceitação da tabela.

Comentar