Pontualidade russa: cientistas da Rússia constroem relógios atômicos de ultraprecisão

Um grupo de cientistas russos está trabalhando na criação de relógios atômicos ópticos para liberar o potencial total da economia digital do país, disse a assessoria de imprensa do Instituto Russo de Pesquisa Científica e Metrologia Radiotécnica (VNIIFTRI) à Sputnik, nesta sexta-feira (8).
Sputnik

"O novo aparelho do instituto será basicamente a segunda geração de relógios ópticos. Nossa principal tarefa é a de criar dispositivos e elementos mantendo o tempo com a precisão mais alta, e que seria usado na infraestrutura da economia digital de nosso país", disse Sergei Donchenko, diretor-geral do VNIIFTRI, conforme citado pela assessoria de imprensa.

Rússia nunca tomará decisões 'por ordens' de outros países, garante Lavrov
Ele ressaltou que os cientistas do Instituto VNIIFTRI estão desenvolvendo também um modelo separado e compacto dos relógios atômicos que podem ser transportados.

De acordo com Donchenko, os projetos desenvolvidos pelo instituto "ajudam a Rússia a garantir um lugar na lista de países de liderança tecnológica no mundo".

Os relógios atômicos trabalham à base de átomos resfriados de estrôncio. Os cientistas garantem que o relógio passaria bilhões de anos sem atrasar.

Comentar