EUA têm planos de implantar armas nucleares na Europa em 2020, diz militar russo

Os EUA planejam começar a implantar armas nucleares modificadas na Europa no primeiro semestre de 2020, alertou o chefe do comando unificado da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), Anatoly Sidorov.
Sputnik

"A intenção dos EUA de exacerbar ainda mais a situação internacional é demonstrada por seu programa de produção em massa de armas nucleares de aviação avançada, aprovado até o final de 2018", disse Sidorov em uma coletiva de imprensa.

Ele acrescentou que "a implantação dessas armas nas bases aéreas da Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália e Turquia, onde cerca de 200 bombas aéreas não guiadas da geração anterior estão armazenadas, deve começar no primeiro semestre de 2020".

França quer desenvolver seu próprio 'Avangard' hipersônico, segundo mídia
"Ao mesmo tempo, a preparação de especialistas militares norte-americanos desses países para usar munições nucleares representa uma violação direta do Tratado de Não-Proliferação Nuclear", enfatizou.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que Moscou está preocupada sobre como os EUA cumprem suas obrigações sob o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

Lavrov lembrou que o tratado proíbe que as potências nucleares compartilhem tecnologias para o uso de armas nucleares com outros países.

O Tratado de Não-Proliferação Nuclear entrou em vigor no ano de 1970 e sua validade foi prorrogada em 1995.

O acordo, considerado o pilar básico para alcançar o desarmamento nuclear, foi concebido para impedir a proliferação de armas nucleares, promover o desarmamento nuclear e promover a cooperação para o uso pacífico da energia atômica.

Comentar