Rússia: FDS curdas bloqueiam comboio de ajuda humanitária na Síria por ordens dos EUA

As unidades das milícias curdas bloquearam nesta quarta-feira um comboio de ajuda humanitária enviado pelas autoridades sírias à cidade de Hajin, obrigando os veículos a retornarem, disse o tenente-general Sergei Solomatin, chefe do Centro Russo de Reconciliação Síria.
Sputnik

De acordo com Solomatin, Damasco, juntamente com a Sociedade do Crescente Vermelho Árabe Sírio, organizaram em 30 de janeiro o envio de ajuda humanitária para Hajin, localizada na margem leste do rio Eufrates.

Curdos pedem proteção internacional para apoiar zona de segurança na Síria
"Uma coluna de ajuda humanitária que consiste em 10 caminhões que transportam água engarrafada, comida e suprimentos médicos, bem como produtos de higiene e necessidades básicas, foi bloqueada na área do assentamento de Al-Husaynia por unidades das Forças Democráticas Sírias curdas, apoiadas pelos EUA", disse Solomating durante um briefing.

Solomatin especificou que a milícia curda forçou o comboio a retornar, obedecendo ordens estritas dos oficiais militares dos EUA.

Os destacamentos árabe-curdos das Forças Democráticas da Síria (FDS) estão envolvidos em uma operação militar contra o Daesh no último posto avançado dos terroristas na cidade de Hajin. A coalizão liderada pelos EUA vem realizando frequentes ataques aéreos contra Hajin e aldeias próximas, sob o pretexto de ajudar os curdos em seu combate anti-Daesh.

Comentar