União Europeia rejeita mudanças no Brexit aprovadas pelo Parlamento britânico

A primeira-ministra britânica, Theresa May, ganhou nesta terça-feira (29) algumas semanas para salvar seu acordo de Brexit, mas entrou em rota de colisão com a União Europeia ao prometer rever o acordo de divórcio que ela passou um ano e meio negociando com o bloco.
Sputnik

Em uma possível superação do impasse criado em torno do Brexit, o Parlamento rejeitou que o Reino Unido saia do bloco europeu sem acordo e concordou com a criação de "arranjos alternativos" para evitar uma fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte.

A fronteira entre os dois países é um tema sensível e já foi alvo de disputas sangrentas no passado.

Com a saída do Reino Unido da UE, Londres teme que uma fronteira entre Irlanda (país independente e membro do bloco europeu) e Irlanda do Norte (parte do Reino Unido) traga de volta tensões adormecidas na região.

Brexit pode afetar economia brasileira, diz especialista
Os termos aprovados pelo Parlamento britânico, contudo, foram rejeitados pela UE. Bruxelas afirma que o acordo do Brexit é o "único e melhor caminho" para a saída do Reino Unido e se nega a renegociar.

May reconheceu que a UE tem "apetite limitado" para mudar o acordo do Brexit.

A premiê aposta que consegue aprovar o Brexit caso faça alterações nas regras da fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte — a única fronteira por terra que existirá entre a terra da Rainha e o bloco europeu.

Comentar