Notícias do Brasil

Lama da barragem da Vale pode chegar à foz do rio Paraopeba

O Boletim de Monitoramento Especial do rio Paraopeba, produzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que a lama de rejeitos da barragem da Vale, em Brumadinho, alcance, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, a Usina Hidrelétrica de Três Marias, na Bacia do Rio São Francisco, região central do estado de Minas Gerais.
Sputnik

A nascente do Paraopeba está localizada no município de Cristiano Otoni, região metropolitana de Belo Horizonte, e a foz, na represa de Três Marias, no município de Felixlândia.

'Se nada for feito, tragédia vai se repetir', diz professor da USP sobre Brumadinho
De acordo com o documento da CPRM, os rejeitos percorrem a rio Paraopeba a uma velocidade de 1 km/hora. No dia 29 de janeiro, os rejeitos deverão alcançar o município de São José da Varginha e, entre os dias 5 e 10 de fevereiro, a Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, entre os municípios mineiros de Curvelo e Pompeu.

CPRM emite dois boletins sobre as águas contaminadas do rio Paraopeba. A previsão da velocidade dos rejeitos é baseada em dados coletados em campo, considerando as características da bacia hidrográfica, informou Agência Brasil. 

Comentar