Notícias do Brasil

Buscas por vítimas do desastre de barragem em Brumadinho continuam

Na madrugada do sábado (26), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que ao menos 9 pessoas morreram devido ao rompimento da barragem da mineradora Vale, localizada no município mineiro de Brumadinho, a 50 km de Belo Horizonte.
Sputnik

Segundo informa o G1, o tenente porta-voz dos Bombeiros, Pedro Aihara, declarou que as buscas continuam, pois ainda poder haver vítimas com vida no local do acidente.

Nesse momento, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está indo para o local do desastre, perto de Belo Horizonte, para acompanhar de perto a situação.

Tragédia em Brumadinho: chega a 9 o número de mortos por rompimento de barragem
Bolsonaro se pronunciou sobre o acidente e divulgou em sua conta do Twitter que o "Governo federal publicou um decreto com a finalidade de acompanhar e fiscalizar as atividades a serem desenvolvidas em decorrência do desastre e acompanhar as ações de socorro, de assistência, de restabelecimento de serviços essenciais afetados, de recuperação de ecossistemas e de reconstrução".

O representante oficial dos Bombeiros ainda informa que 180 pessoas foram resgatadas e que possivelmente ainda haverá de 300 a 350 pessoas desaparecidas. As vítimas que foram removidas debaixo da lama ainda não foram identificadas.

Aproximadamente 300 pessoas estavam trabalhando na barragem de detritos da mina, quando esta se rompeu e devastou a instalação e várias residências nas proximidades, comunicou previamente Fabio Schvarstman, presidente da companhia Vale, que é responsável pelo acidente.     

Há três anos e dois meses, outra tragédia semelhante a Brumadinho ocorreu no estado de Minas Gerais, no município de Mariana, tendo deixado pelo menos 18 mortos e se tornado o maior desastre ambiental da história do país.

Comentar