Navios de guerra dos EUA passam por Taiwan em meio a tensão com Pequim

Os Estados Unidos enviaram dois navios de guerra pelo estreito de Taiwan nesta quinta-feira (24). É a primeira operação do tipo neste ano, disse o governo de Taiwan.
Sputnik

A viagem corre o risco de aumentar ainda mais as tensões com a China, que considera a Taiwan como um território seu e não descartou o uso da força para colocar a ilha auto-governada sob seu controle.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse em comunicado que os navios estavam se movendo em direção ao norte e que a viagem deles estava de acordo com os regulamentos.

O órgão disse que Taiwan monitorou de perto a operação para "garantir a segurança dos mares e a estabilidade regional".

O movimento provavelmente será visto em Taiwan como um sinal de apoio do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, em meio ao crescente atrito entre Taipei e Pequim.

Taiwan anuncia exercícios militares táticos para conter eventual invasão chinesa
A China intensificou a pressão sobre Taiwan desde que o presidente Tsai Ing-wen, do partido governista pró-independência, assumiu o cargo em 2016. Ela tem enviado aviões e navios militares regularmente para circular a ilha em exercícios nos últimos anos.

Pequim enviou vários bombardeiros e aviões através do Canal Bashi, que separa Taiwan das Filipinas, na quinta-feira, afirmou em comunicado separado o Ministério da Defesa de Taiwan.

Uma operação chinesa similar foi conduzida na terça-feira, disse o ministério, e ambos foram monitorados de perto.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse no início de janeiro que a China se reserva o direito de usar a força para colocar Taiwan sob seu controle. Em resposta, Tsai prometeu defender a democracia da ilha e pediu apoio internacional para proteger o modo de vida de Taiwan.

Trump recentemente assinou a Lei da Iniciativa da Reafirmação da Ásia reafirmando o compromisso dos EUA com Taiwan, incluindo a venda de armas.

Comentar