250 tubarões são encontrados mortos em barco pesqueiro ilegal na Índia

A pesca ilegal de tubarões é uma coisa muito comum no golfo de Bengala, especialmente na costa do estado indiano de Odisha. Barbatanas de tubarão são levadas para Chennai, sul da Índia, e de lá vão para o Sudeste Asiático.
Sputnik

A Guarda Costeira Indiana apreendeu em um santuário marítimo um barco de pesca de arrasto com 250 tubarões mortos de três espécies diferentes, escreveu o jornal Orissa Post.

Guarda Costeira Indiana detém sete pessoas com 250 tubarões escalfados

"Em 21 de janeiro, durante uma patrulha costeira, o navio C-426 da Guarda Costeira indiana detectou o barco de pesca de arrasto IFB Narasimhulu, entre reserva biológica de Gahirmatha e Paradip. Durante a busca, a equipe encontrou carcaças de espécies protegidas de tubarões em contêineres", de acordo com comunicado de imprensa da guarda costeira, divulgado na quarta-feira (23).

A guarda costeira encontrou tubarões-martelo, tubarões-cabeça-chata e tubarões-galha-preta. Toda a tripulação com os peixes pescados foi entregue ao Departamento Florestal para investigação.

Vale destacar que o Departamento Florestal e a Guarda Costeira da Índia realizam campanhas de conscientização dos pescadores contra a pesca de espécies protegidas, incluindo tubarões.

'Pesca fantasma' assombra com morte e mutilação quase 70 mil animais por dia no Brasil
Para Biswajit Mohanty, que foi anteriormente um membro da Junta Nacional da Vida Selvagem, a descoberta das carcaças não era de se esperar, já que, geralmente, pescadores cortam a barbatana de tubarões e os devolvem às águas.

"A pesca de tubarões está desenfreada pela costa de Odisha. As barbatanas são compradas por comerciantes que as transportam para Chennai, no sul da Índia, de onde são distribuídas para as naçõe do Sudeste Asiático", adicionou Mohanty.

Comentar