Maluco? Jornalista sugere que Estônia tenha mísseis para bombardear São Petersburgo

Um importante canal de notícias da Estônia publicou um artigo sugerindo que o país adquira um "sistema de mísseis" que possa atingir a cidade russa de São Petersburgo como um meio de "dissuasão". Já a Rússia criticou a ideia como uma provocação.
Sputnik

Aparentemente obcecado com uma hipotética "agressão russa" contra seu país de origem — um jornalista estoniano Vahur Koorits elaborou um bizarro plano de Defesa Nacional em um artigo que escreveu para o Delfi — um dos principais veículos de mídia online dos países bálticos.

Primeiro-ministro quer melhora das relações entre Estônia e Rússia

Em seu artigo, Koorits argumenta que alguns meios tradicionais de defesa, como tanques ou sistemas de defesa aérea, não seriam suficientes para proteger a Estônia de seu grande vizinho oriental que supostamente sonha em lançar uma "pequena guerra esplêndida" contra o pequeno país báltico. Em vez disso, a Estônia precisa desesperadamente de mísseis capazes de atingir alvos russos sensíveis em caso de conflito, comentou o jornalista.

No entanto, ele não apenas parou simplesmente sugerindo o que ele chama de um meio eficaz de dissuasão, mas passou a designar possíveis alvos para uma greve hipotética, que envolvia algumas opções assustadoras. Além dos estaleiros militares e do quartel-general da Marinha russa e do Comando Militar do Ocidente, sua lista incluiu os distritos centrais de São Petersburgo — a segunda cidade mais populosa da Rússia, que está localizada não muito longe das fronteiras estonianas.

São Petersburgo é uma cidade "onde muitas pessoas vivem, então apenas alguns ataques limitados [direcionados] ao centro da cidade podem ter um tremendo impacto na opinião pública", escreve Koorits em seu artigo. Outras opções sugeridas pelo relatório incluem a compra de navios militares suficientes para cortar as rotas comerciais da Rússia que atravessam o mar Báltico ou para interromper o comércio de petróleo da Rússia com a Europa.

"Pode-se sequestrar navios de carga, atacá-los ou afundá-los para interromper o comércio marítimo [da Rússia]", prosseguiu. "O objetivo é desencorajar os armadores de enviar seus navios para a Rússia", acrescentou, aparentemente implicando que não são apenas os navios russos que poderiam ser atacados em tal "operação".

O discurso do jornalista não passou despercebido em Moscou, que disse que tais "declarações irresponsáveis" dificilmente contribuiriam para quaisquer "relações normais".

"Vahur Koorits, que pede o envio de mísseis para seu país, que são capazes de atingir São Petersburgo, não pode ser visto como jornalista […] ele é um verdadeiro agente provocador", disse o vice-chefe do Comitê de Defesa e Segurança do Senado russo, Franz Klintsevich, em um post no Facebook, acrescentando que o homem aparentemente "nem percebe o que suas propostas podem levar".

"Espero que os tomadores de decisão estonianos avaliem a situação realisticamente", declarou o senador. Enquanto isso, o vice-chefe do Comitê de Defesa da Duma do Estado russo, Andrey Krasnov, foi ainda mais longe e supôs que o estoniano poderia não estar com a devida sanidade mental.

Militares dos EUA e Estônia treinam juntos a combater a neve

"O jornalista deve passar por uma triagem médica", disse o deputado russo à Sputnik, acrescentando que "resta saber se ele é capaz de desempenhar suas funções profissionais". Ele também disse que tais "ideias frenéticas" envolvem "destruição de São Petersburgo" é o resultado de uma fervorosa histeria anti-russa, que é predominante em algumas partes das elites e da sociedade nos Estados bálticos.

Não é a primeira vez que algumas figuras públicas estonianas lançam insultos bizarros na Rússia. Em julho, o comandante das Forças de Defesa da Estônia disse que as tropas russas "morrerão em Tallinn" se alguma vez ousarem invadir. O homem então confessou ter lutado com "russos sanguinários" em seus sonhos.

A OTAN e os seus membros — em particular os países bálticos — têm rotulado repetidamente a Moscou como uma "ameaça". A aliança usou então esse pretexto para construir forças e realizar exercícios em grande escala nas fronteiras russas. Moscou rejeitou todas as acusações, argumentando que nunca procurou um confronto, mas apenas teve que responder às ações da OTAN.

Comentar