Rússia teria testado com êxito sistema de defesa antimíssil

O canal norte-americano CNBC escreveu, citando duas fontes familiarizadas com o relatório secreto da inteligência dos EUA, que a Rússia levou a cabo em dezembro do ano passado um teste bem-sucedido de um sistema de defesa antimíssil.
Sputnik

De acordo com o recente relatório do Pentágono sobre a política dos EUA na área de defesa antimíssil, a Rússia estaria desenvolvendo diversas tecnologias antissatélite de energia dirigida e baseamento terrestre e continua lançando satélites "de teste", que participariam de operações complexas em órbita para aumentar o potencial antissatélite da Rússia.

Mídia americana aponta que arma da Rússia é mais mortífera que a nuclear
Um dos interlocutores do canal contou que o teste foi realizado no dia 23 de dezembro do ano passado, sendo o sétimo teste do sistema antissatélite. A fonte acrescentou que o sistema russo PL-19 Nudol foi lançado por duas vezes em 2018.

Segundo o canal, o míssil percorreu quase 3.000 km em 17 minutos, antes de atingir o alvo com êxito.

A outra fonte comunicou ao CNBC que os mísseis serão utilizados contra satélites de comunicação e aparelhos de fotografia voando na órbita terrestre baixa.

Nesta quinta-feira (17), o presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou uma estratégia renovada sobre o desenvolvimento da defesa antimíssil e definiu prioridades de sua administração levando em conta os novos desafios e ameaças, inclusive a Rússia.

Comentar