Secretário-Geral da ONU expressa tristeza pela explosão do oleoduto no México

Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, comentou sobre a explosão mortal que matou pelo menos 70 pessoas no México, disse seu porta-voz, Stephane Dujarric.
Sputnik

"O Secretário-Geral recebeu com tristeza a explosão mortal, ocorrida na noite de 18 de janeiro, em um oleoduto no estado mexicano central do Hidalgo. Ele manifesta suas condolências às famílias dos mortos neste trágico acontecimento e manifesta a sua solidariedade com o povo e o governo do México", disse Dujarric em um comunicado.

Explosão no México deixa 21 mortos e 71 feridos (FOTOS, VÍDEO)
O Sistema das Nações Unidas no México "está disposto a oferecer assistência às autoridades nacionais", acrescenta o comunicado oficial emitido pela sede da ONU em Nova York.

Um grupo de cerca de 800 moradores da cidade de Tlahuelilpan, estado de Hidalgo, na noite de 18 de janeiro, estavam roubando gasolina de um oleoduto, antes deste explodir, informou o secretário de Defesa Nacional mexicano, general Luis Crescencio Sandoval.

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que a tragédia é "dolorosa, porque é resultado de práticas arraigadas" em rotas rurais de oleodutos, onde atuam os ladrões de combustível. "Detê-los é muito difícil", admitiu em uma mensagem do Palácio Nacional, sede do Governo.

Comentar