Ex-amante de El Chapo testemunha contra o traficante nos EUA

Uma ex-amante do traficante Joaquín "El Chapo" Guzman testemunhou nesta quinta-feira (17) que o líder do cartel a atraiu para uma vida no comércio de drogas.
Sputnik

"Até hoje eu estava confusa porque achava que era um relacionamento romântico", disse Lucero Guadalupe Sánchez López, 29 anos, à corte de Nova York, onde Guzmán enfrenta acusações de tráfico, armas de fogo e lavagem de dinheiro.

Sánchez, que foi presa em 2017, cruzando do México para San Diego com cocaína, disse ao júri que conheceu Guzman aos 21 anos.

Ele a enviou para trabalhar no "Triângulo Dourado" ao longo das fronteiras dos estados mexicanos de Durango, Sinaloa e Chihuahua, comprando maconha "boa, bonita e barata", disse Sanchez.

Ela então carregaria aviões com até 400 kg da droga. Sánchez disse que nunca recebeu pagamento pelo seu trabalho.

'Capital dos Piratas': Coari vira base do PCC na Amazônia na luta pelas rotas do tráfico
Ela disse que seu relacionamento com Guzman, 61 anos, que é conhecido por manter relacionamentos românticos com quatro ou cinco mulheres diferentes ao mesmo tempo, começou em fevereiro de 2011.

A esposa do chefão, Emma Coronel, estava grávida dos gêmeos do casal.

A promotoria disse que Sánchez e Guzmán discutiram suas transações de maconha através de mensagens criptografadas. Sánchez disse que temia que Guzman a machucasse.

"A máfia mata pessoas que não pagam ou que delatam, mas não aquelas que são sérias", escreveu "El Chapo" a Sánchez.

Sánchez pode ser condenada à prisão perpétua, mas espera uma pena menor já que colabora com a promotoria. 

Guzman, que é acusado de traficar mais de 155 toneladas de drogas para os EUA, pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado.

Comentar