Tropas iraquianas blindam fronteiras perante saída dos EUA da Síria

As autoridades iraquianas reforçaram a segurança nas proximidades de suas fronteiras perante a saída das tropas norte-americanas da Síria.
Sputnik

"Temos coordenação de alto nível com os EUA, através da coalizão internacional e o Comando Conjunto das Forças Armadas [do Iraque] e perante a retirada das tropas norte-americanas da Síria, tomamos medidas preventivas na fronteira", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa do Iraque, Tahsin Jafayi.

'Esta não é uma luta dos EUA': forças americanas precisam deixar a Síria, diz repórter
Jafayi informou também que foram enviadas forças do Exército iraquiano e milícias populares para a fronteira com a Síria, ressaltando que a medida é para garantir a segurança de suas fronteiras. Além disso, assegurou que as tropas norte-americanas não entraram no Iraque.

Vale ressaltar que, em dezembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu retirar tropas da Síria, proclamando vitória sobre o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países).

Na ocasião, Donald Trump destacou que a luta contra o Daesh era o único motivo pelo qual as tropas americanas se encontravam no país árabe.

Posteriormente, a porta-voz da Casa Branca informou que os EUA iniciaram a retirada de tropas e equipamentos bélicos da Síria.

Comentar