Pequim rotula como 'suposições absurdas' relatório dos EUA sobre Forças Armadas chinesas

A China se manifesta contra o relatório do Pentágono cheio de suposições absurdas sobre o desenvolvimento militar chinês e espera que Washington consiga analisar de forma objetiva e racional a modernização das Forças Armadas da China, afirmou nesta quarta-feira (16) em um briefing a representante oficial da chancelaria chinesa, Hua Chunying.
Sputnik

A diplomata comentou o recém-divulgado relatório do Pentágono sobre o desenvolvimento militar da China, em que os militares americanos expressaram suas preocupações em conexão com o reforço ativo do potencial militar da China e com a modernização do seu exército, além estarem preocupados por o poderio militar de Pequim poder permitir controlar os outros, em particular, Taiwan.

Vice-almirante dos EUA apela a criar navios não tripulados para conter Rússia e China
"O relatório respetivo da parte norte-americana demonstra falta de consideração pelos fatos, ele está cheio de ideias da época da Guerra Fria e de 'jogo de soma zero', contém suposições infundadas em relação à via de desenvolvimento da China, das suas metas estratégicas e reforço das capacidades de defesa. Várias conclusões do relatório são bastante absurdas, nós nos manifestamos firmemente contra elas", afirmou Hua Chunying.

De acordo com ela, Pequim apoia a ideia que "um desenvolvimento das relações sino-americanas saudável e estável beneficia os dois países, bem como todo o mundo". Ela disse esperar que "a parte norte-americana possa encarar o desenvolvimento militar da China de forma racional e objetiva".

A diplomata frisou que a China continua comprometida com a via pacífica de desenvolvimento, desenvolvendo de forma autônoma e independente as Forças Armadas para garantir sua própria segurança, bem como a soberania e interesses do desenvolvimento, além de defender da melhor forma a paz e estabilidade na região e em todo o mundo.

Comentar