Criptorublo: Rússia estaria disposta a criar sua própria moeda digital?

A criptomoeda russa, ou assim chamada criptorublo, pode surgir daqui a dois ou três anos, declarou o chefe do Comitê de Mercados Financeiros da Duma de Estado (Câmara do Parlamento russo) do, Anatoly Aksakov, nos corredores da conferência sobre os planos do comitê.
Sputnik

Ainda não foi determinado o estatuto jurídico de contratos inteligentes, criptomoedas, ICO, mining e financiamento coletivo na Rússia. Em março de 2018, o parlamento começou a considerar projetos de lei destinados a liquidar essas brechas, mas o Banco Central da Rússia declarou inúmeras vezes que considera inaceitável o câmbio de criptomoedas em rublos ou em outras moedas e bens por surgir a possibilidade de legalizar operações financeiras suspeitas.

"Visto que o Banco Central trata de modo negativo [essa ideia], em minha opinião, sim [o criptorublo pode ser criado]. O criptorublo é um rublo garantido, ligado ao rublo de emissão, que apenas se usa em blockchain", ressaltou Aksakov, acrescentando que isso pode levar dois ou três anos.

Por que Banco Central russo está reduzindo drasticamente suas reservas em dólares?
Em sua opinião, o criptorublo pode ser garantido por depósitos autorizados em rublos fiduciários ou tradicionais nas organizações financeiras. "A ideia é que esse rublo não se distingue da moeda fiduciária, convertendo em blockchain", esclareceu o deputado russo.

Aksakov assinalou também que agora no Banco Central da Rússia estão sendo analisados vários projetos, destinados para emissão da criptomoedas garantida, verificando atualidade e possibilidade de alteração de leis.

Comentar