'Pai do DNA' perde todos os títulos por defender que brancos têm QI maior que negros

Ganhador do Nobel em 1962 pelo seu papel na descoberta da estrutura molecular de dupla hélice que explica o DNA, James Watson perderá todos os títulos acadêmicos após reproduzir um argumento racista: ele defende que brancos têm QI maior que negros por diferenças genéticas.
Sputnik

Watson têm um histórico de afirmações racistas que remonta desde a década passada. Em 2007, causou polêmica ao escrever no The New York Times que "todas as nossas políticas sociais para a África são baseadas no fato de que a inteligência deles [negros] é a mesma que a nossa — enquanto todos os testes dizem que não é realmente assim". Ele completava o texto dizendo que "quem tem que lidar com funcionários negros sabe o que estou dizendo".

DNA humano mais antigo da África poderia mudar livros de história (FOTO)
Dessa vez, em depoimento ao documentário da PBS "American Masters: Decoding Watson", o geneticista voltou a defender a tese da diferença entre os QIs de brancos e negros. "Eu diria que a diferença está na  genética", afirma Watson no longa.

O Laboratório Cold Spring Harbor (CSHL), instituição anteriormente liderada pelo geneticista, decidiu reagir às afirmações por meio de nota.

"O Laboratório Cold Spring Harbor rejeita inequivocamente as opiniões pessoais infundadas e imprudentes [de James Watson]. As declarações do Dr. Watson são repreensíveis, sem o apoio da ciência, e de modo algum representam os pontos de vista do CSHL. O Laboratório condena o mau uso da ciência para justificar o preconceito", diz o texto.

O CSHL destituiu Watson de todos os deveres administrativos remanescentes no laboratório, revogou todos os títulos honorários recebidos por ele e cortou relações com o cientista. Ele, porém, mantém o Nobel, já que a Fundação Nobel não revê a concessão de prêmios.

Comentar