Notícias do Brasil

Battisti deixa Bolívia e segue para Itália, onde cumprirá pena

Cesare Battisti, de 64 anos, já deixou a Bolívia em direção a Itália, onde cumprirá pena de prisão perpétua, informou Agência Brasil.
Sputnik

O avião decolou aproximadamente às 19h (horário de Brasília) do Aeroporto Internacional de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra.

VÍDEO mostra Battisti caminhando disfarçado na Bolívia momentos antes de ser preso
Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas, na década de 1970. Na época,  ele fazia parte do grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Ele se declara inocente e afirma ser vítima de perseguição política. O italiano foi preso em Santa Cruz de La Sierra, uma das principais cidades da Bolívia.

O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, está no avião e postou fotos de Battisti no Twitter. 

Battisti fugiu por 30 anos, vivendo no México e a França. Chegou ao Brasil em 2004, onde foi preso três anos depois. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição em uma decisão não vinculativa que deixava a palavra final ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último dia de seu segundo mandato, em 2010, Lula negou a extradição.

No dia 13 de dezembro do ano passado, o ministro Luiz Fux determinou a prisão de Battisti. No dia seguinte, a extradição foi autorizada por Temer. Desde então, Battisti estava foragido.

Comentar