'Terror econômico': embaixador americano ameaça empresas alemãs ligadas ao Nord Stream 2

O embaixador dos EUA na Alemanha, Richard Grenell, ameaçou que as empresas alemãs envolvidas no projeto do gasoduto russo-europeu Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) poderiam ser sancionadas, revelou a edição Bild am Sonntag.
Sputnik

Em cartas enviadas a várias empresas alemãs, o diplomata lembrou que os EUA "se opõem firmemente" o gasoduto para fornecer gás russo à Alemanha através do mar Báltico. Grenell disse que a participação do projeto teria "sérias consequências geopolíticas" para os aliados e parceiros europeus de Washington.

"Sublinhamos que as empresas envolvidas na exportação de energia russa estão envolvidas em atividades que têm um risco significativo de sanções", lê-se no documento, apelando às empresas alemãs para "considerar o perigo que esse projeto representa para a segurança energética europeia, bem como os custos de reputação e o risco associado de penalidades".

Colômbia aplicará sanções a autoridades do governo da Venezuela
A porta-voz de Grenell disse ao Bild que "a carta não deve ser interpretada como uma ameaça, mas como uma mensagem clara da política norte-americana". Entretanto, parece provável que o essas declarações do embaixador vao provocar novas tensões entre Washington e Berlim, opina a edição alemã.

Anteriormente, o chanceler alemão Heiko Maas, sublinhou que "os assuntos relacionados com a política energética europeia devem ser decididos na Europa, não nos EUA".

O cientista político, Mikhail Smolin, rexplicou à emissora RT que a pressão exercida pelos EUA em relação ao projeto Nord Stream 2 revela a importância para o presidente dos EUA Donald Trump de "ganhar guerras econômicas específicas, batalhas em temas muito concretas".

Irã não respeitará 'sanções ilegais' dos EUA, diz ministro do Petróleo
Washington planeja entrar no mercado europeu, "eliminando a concorrência com este tipo de pressão política", que não só exerce sobre a UE e em países certos, mas também sobre empresas, que são "menos capazes de resistir", disse o analista, qualificando essa política como um "terror econômico" aplicado contra "pontos específicos".

O projeto Nord Stream 2 envolve a construção de dois gasodutos de gás da Rússia para a Alemanha, com capacidade total de 55 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. O gasoduto, com um troço submarino através do mar Báltico, está orçado em cerca de 9,5 bilhões de euros (cerca de R$ 42,5 bilhões). Espera-se que seja lançado antes do final de 2019.

Comentar