Premiê promete: 'Macedônia se tornará membro da OTAN em breve e depois ingressará na UE'

A Macedônia em breve se tornará um membro da OTAN e depois se integrará à União Européia, disse o primeiro-ministro da Macedônia, Zoran Zaev, neste sábado.
Sputnik

"Os parlamentares da Assembleia da República da Macedônia nos deram a oportunidade de entrar nas maiores associações ocidentais do mundo por uma maioria de 2/3 dos votos seguindo a vontade e os interesses estratégicos dos cidadãos (…). Agora, nossa a adesão à OTAN, que já está em andamento, continuará com ritmo acelerado e com resultado claro. Também esperamos que as negociações sobre a adesão à União Europeia sejam iniciadas", disse Zaev.

'Sim': OTAN comemora resultado de referendo na Macedônia
Na sexta-feira, 81 dos 120 membros do Parlamento apoiaram as emendas necessárias para renomear a Macedônia para "República da Macedônia do Norte", pondo fim a uma disputa que durava desde 1991.

A mudança é importante porque, temendo que os vizinhos reclamassem parte de território homônimo, a Grécia bloqueava a entrada da Macedônia em vários órgãos internacionais. Oficialmente, o país ainda é conhecido como "Antiga República Iugoslava da Macedônia".

Em setembro, a Macedônia realizou um referendo sobre sua renomeação depois que ministros das Relações Exteriores gregos e macedônios assinaram um acordo em junho. 90% votaram a favor do acordo, mas apenas um terço dos eleitores elegíveis participou do referendo.

Comentar