Rússia e Turquia conseguiram superar crise bilateral, afirma diplomata

Para o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, a Turquia e a Rússia conseguiram superar todas as dificuldades das relações bilaterais que surgiram após o incidente com o jato Su-24 na Síria.
Sputnik

"Apesar da natureza trágica desses eventos e das consequência que tiveram, eu não acredito que isso agora domine nossas relações […]. Nós superamos todas as dificuldades. Há páginas duras em nossa história", disse Ryabkov em um painel de debate durante o fórum Diálogo de Raisina, na capital da Índia, Nova Delhi.

Grupo liderado pelos EUA tenta impedir comitê constitucional na Síria, diz diplomata russo
Ryabkov também ressaltou que uma agenda bilateral positiva é mais importantes do que as diferenças e as nuances da relações, acrescentando que Moscou e Ancara têm um entendimento comum em relação à necessidade de proteger a independência dos dois países nas questões de segurança.

As relações entre Rússia e Turquia pioraram consideravelmente após os turcos derrubarem um jato russo Su-24 que voava em uma missão anti-terrorismo sobre a Síria. As medidas retaliatórias da Rússia contra Ancara incluíram restrições às atividades de organizações turcas em solo russo, um congelamento na contratação de turcos por empresas russas e o banimento de determinados importações de produtos alimentícios. As medidas tiveram início em 1º de janeiro de 2016 e foram retiradas em 22 de maio de 2017, após um acordo mútuo.

Comentar