Dados pessoais de centenas de políticos alemães são divulgados em ataque hacker

Hackers publicaram na web dados de centenas de políticos alemães, comunicou nesta sexta-feira (4) estação de rádio rbb Inforadio.
Sputnik

De acordo com dados da estação de rádio, no Twitter foram divulgados números de celulares, endereços, bem como documentos partidários. Além disso, os hackers publicaram cópias de passaporte de vários políticos, informações de cartões de crédito de familiares e de mensagens trocadas com membros da família. 

Relatos: hackers chineses roubam dados secretos da Marinha estadunidense
O ataque atingiu quase todos os partidos do Bundestag (Parlamento da Alemanha), livrando apenas Alternativa para a Alemanha. A edição Bild escreveu que os dados dos membros do Governo Federal alemão, inclusive da chanceler, Angela Merkel, também foram vazados. 

Autoridades alemãs declaram encarar muito seriamente o incidente, segundo apontou a representante do Governo Federal, Martina Fitz, durante briefing.

"Em particular, trata-se de […] políticos de todos os níveis: Parlamento Europeu, Bundestag, Landtag, e até mesmo de políticos do nível comunal. O Governo Federal encara muito seriamente estes casos", afirmou. 

Perto da saída, Merkel é eleita a mulher mais poderosa do mundo pela Forbes
Ela adicionou que dados secretos de Merkel não foram atingidos pelo ataque.

No momento, não se sabe quem organizou o ataque. A conta divulgadora dos dados possui mais de 16 mil seguidores, pertencendo a uma plataforma operada supostamente de Hamburgo. O representante do Ministério do Interior alemão, Soren Shmidt, afirmou que o ministério está investigando possível envolvimento de serviços estrangeiros na organização do ataque. 

Comentar