Notícias do Brasil

Petrobras sobe preço do diesel após fim de subsídio negociado com caminhoneiros

O ano de 2019 começará com o diesel mais caro no Brasil. Após fim de subsídios, parte de acordo com os caminhoneiros para encerrar greve de 11 dias em junho deste ano.
Sputnik

O aumento anunciado pela Petrobras nesta segunda-feira (31) será de 2,5% e passa a valer a partir de de amanhã. A expectativa é que o valor médio do combustível nas bombas chegue a R$ 1,8545.

Indicado de Bolsonaro: Petrobras deve focar exploração do pré-sal
Os subsídios do governo garantiam um preço mais baixo e atenderam a pedidos negociados com os caminhoneiros durante a greve. A paralisação de 11 dias teve protestos, bloqueio de rodovias e desencadeou desabastecimento no país.

O sistema subsidiado garantia resarcimento de até 30 centavos por litro às empresas como forma de garantir estabilidade. Essa medida, segundo o governo, custaria até R$ 9,58 bilhões aos cofres públicos.

Apesar do aumento, a Petrobras informou que o preço está em queda de 2,1% em relação ao ano passado. A estatal também apresentou, na sexta-feira (28), um mecanismo para garantir a estabilidade dos preços.

A variação dos preços que levou à greve dos caminhoneiros foi consequência das mudanças operadas pela direção da empresa, que passou a operar com o preço baseado na variação internacional.

Comentar