Venezuela propõe à Guiana retomar o diálogo sobre disputas territoriais

O Governo da Venezuela propôs a retomada das negociações diretas com a Guiana no próximo ano sobre uma disputa territorial após o recente incidente envolvendo a interceptação de dois navios da ExxonMobil pelas autoridades venezuelanas.
Sputnik

"A Venezuela propõe ao governo da Guiana a retomada de negociações diretas, de mútuo acordo, para o próximo ano, e com a assistência do secretário das Nações Unidas (António Guterres)", disse o governo na terceira nota de protesto entregue por Caracas a Georgetown, publicada nesta sexta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores, rechaçando mais uma vez as atividades de exploração nos espaços marítimos da Venezuela.

Venezuela alerta os EUA contra interferência após interceptar navio da ExxonMobil
Na noite do último sábado, o Ministério das Relações Exteriores da Guiana disse que a Marinha Bolivariana da Venezuela havia interceptado um navio de exploração de petróleo que operava dentro das águas territoriais do país sob a bandeira das Bahamas e em nome da corporação de petróleo e gás americana ExxonMobil. Caracas, por sua vez, insistiu que não havia um, mas dois navios de exploração de petróleo, e eles haviam cruzado ilegalmente a fronteira venezuelana. 

O incidente em questão ocorreu em uma área disputada pelos dois países sul-americanos, o Território Essequibo, desde o final do século XIX. A região tem uma extensão de 159.500 quilômetros quadrados e abriga ouro, bauxita, diamantes, madeira e petróleo.

Comentar