Notícias do Brasil

Cerimônia marca fim da intervenção federal no Rio de Janeiro

Uma cerimônia, nesta quinta-feira, encerrou a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, informou o site da Globo.
Sputnik

O governador em exercício, Francisco Dornelles, o interventor federal, general Braga Netto, e o ministro da Justiça, Torquato Jardim, participaram da solenidade.

Segundo Braga Netto, a intervenção "atingiu todos os objetivos propostos".

"Temos a convicção de que trilhamos um caminho difícil e incerto, mas cumprimos a missão", acrescentou o interventor.

Durante a cerimônia, o governador em exercício Dornelles e o deputado estadual André Ceciliano, presidente da Alerj, entregaram a Medalha Tiradentes ao Braga Netto e Richard Nunes, secretário de Segurança.

Bolsonaro não vai prorrogar decreto de intervenção no Rio de Janeiro
Oficialmente, a intervenção chega ao fim na próxima segunda-feira. Durante os 319 de regime especial, foi alcançada uma redução anual de 20% no número de roubos de carga.

Além disso, roubos de rua, a pedestres e de veículos também foram reduzidos, em 6, 7 e 8 porcento, respectivamente. 

Os homicídios também foram reduzidos em 6%.

No entanto, as lesões corporais seguidas de morte (33%) e mortes por intervenção policial (38%) aumentaram no último ano. Isso, sem contar os mais de 90 policiais militares assassinados no mesmo período.

Apesar desses números, segundo pesquisa da Datafolha, realizada em setembro, três a cada quatro eleitores no estado eram a favor da continuidade da intervenção federal.

Até o fim do ano, as Forças Armadas pretendem gastar o total de R$ 1,2 bilhão destinados à operação no Rio de Janeiro.

Comentar