Especialista avalia ação da defesa antiaérea síria no ataque contra Damasco

O sistema de defesa antiaérea da Síria interceptou uma série de mísseis lançados do espaço aéreo libanês contra a província de Damasco, segundo a mídia local. O especialista do Instituto Russo de Pesquisas Estratégicas, Vladimir Fitin, expressou a sua opinião sobre a atual situação na Síria.
Sputnik

Nesta terça-feira (25), o canal de televisão Ikhbariya reportou que a defesa aérea antiaérea da Síria repeliu um ataque de vários mísseis contra a província de Damasco. Um correspondente da Sputnik na Síria afirmou que na cidade ocorreu uma série de explosões.

"A situação mudou completamente. Hoje a defesa antiaérea da Síria está equipada com armas russas mais seguras. Depois do incidente com o avião russo derrubado [Il-20, em setembro de 2018] teve lugar uma pausa nos ataques aéreos da aviação israelense contra o território sírio", comentou o especialista Vladimir Fitin ao serviço russo da Rádio Sputnik.

Entretanto, segundo o analista, nos últimos tempos se ouviram diversas vezes declarações do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de que Israel continuaria destruindo todas as estruturas militares do Irã no território sírio que conseguisse detectar. A julgar por tudo, este foi realmente mais um ataque de Israel, mas os sistemas de defesa antiaérea sírios se mostraram bastante eficazes, assinalou.

Mídia síria denuncia uso do espaço aéreo do Líbano para ataques contra Damasco
A agência de notícias SANA reportou que o ataque foi lançado por aviões israelenses a partir do espaço aéreo libanês. Como resultado, três militares sírios ficaram feridos e um armazém de munições foi danificado.

Os militares israelenses afirmaram ter acionado o sistema da defesa antimíssil para interceptar os mísseis, acrescentando que não tinham informação sobre feridos ou danos materiais. 

Comentar