Chanceler da Turquia acusa primeiro-ministro de Israel de querer dividir a Síria

Segundo o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estaria tentando provocar um desmembramento da Síria e para isso utilizaria o fator curdo.
Sputnik

Além disso, Mevlut Cavusoglu afirmou ao canal de televisão NTV que ultimamente Netanyahu tem estado muito preocupado, porque tinha intenção de dividir a Síria com ajuda dos terroristas, mas agora ele viu que seus planos não devem dar certo. Por isso, ele resolveu denegrir a imagem do presidente turco.

O ministro ressalta que Netanyahu simpatiza com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), proibido na Turquia. Outro fator que provavelmente contribuiu para elevar a tensão no conflito palestino-israelense foi o fato de Netanyahu ter diminuído as conversas com o presidente turco, Tayyip Erdogan.

Turquia continuará apoiando a Palestina, diz Erdogan a Abbas em conversa sobre Jerusalém
Em um comício realizado recentemente em Istambul, Erdogan declarou que Netanyahu "semeia o mal, praticando o terror de Estado" e apelou para Israel responder por seus "crimes contra a humanidade, derramamento de sangue e destruição".

Netanyahu, por sua vez, considerou Erdogan como "ditador antissemita", que está "obcecado com Israel", e acrescentou que o exército turco "mata mulheres e crianças nas povoações curdas".

Vale ressaltar que Mevlut Cavusoglu declarou recentemente que o chefe do governo israelense é um "assassino a sangue frio dos tempos modernos, responsável pelo massacre de milhares de palestinos inocentes".

Comentar