Rússia irá fornecer seus sistemas de artilharia Samum a 12 países

Doze países planejam adquirir o sistema de artilharia móvel russo Samum, comunicou na sexta-feira (21) o responsável por esse programa militar.
Sputnik

As informações foram divulgadas pelo engenheiro principal do programa de desenvolvimento do Samum, realizado na Fábrica Eletromecânica de Podolsk (Rússia), Umakhan Umakhanov.

"Hoje estamos negociando as entregas dos Samum a 12 países. Segundo me informaram os especialistas da Rosoboronexport, é exatamente esse o número de países que pretende nos visitar [a Rússia] e conhecer nosso material com a finalidade de adquiri-lo depois", declarou.

Nas palavras dele, no período entre 2011 e 2016 foram exportados 200 desses sistemas para países estrangeiros. Ademais, está prevista a entrega de 20 peças de artilharia a um desses países.

Tanque T-72 civil transporta enorme avião em aeroporto de Moscou (VÍDEO)
O Samum é um sistema de defesa antiaérea de curto alcance baseado na plataforma fora de estrada 4x4 desenvolvida pela mesma empresa.

O veículo tem uma tripulação de três pessoas, incluindo o condutor, o comandante e o artilheiro.

O sistema Samum é equipado com um canhão automático Zu-23/30M1-4 de 23 mm, operado por um artilheiro. O canhão é capaz de alcançar alvos aéreos a uma distância de até 2,5 km.

Comentar