Notícias do Brasil

Bolsonaro recebe visita de dissidente cubano no Rio de Janeiro

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) recebeu na manhã desta quinta-feira a visita de um dissidente cubano em sua casa, no Rio de Janeiro, em uma nova demonstração do caminho que o seu governo tomará em relação ao governo de Havana.
Sputnik

Formado em filosofia, Orlando Gutiérrez-Boronat é um ativista contrário ao governo cubano, cuja família fugiu para os Estados Unidos nos anos 1970. Ele é também cofundador e porta-voz do Diretório Democrático Cubano, organização crítica aos irmãos Fidel e Raúl Castro.

Bolsonaro se referiu ao dissidente cubano como alguém que denuncia as atrocidades que aconteceriam na ilha caribenha.

Sem mostrar provas, Bolsonaro volta a dizer que médicos cubanos eram 'agentes' (VÍDEO)
Detalhes da conversa não foram revelados pela assessoria do presidente eleito. Entretanto, em um vídeo do encontro Bolsonaro aparece cumprimentando Gutierrez-Boronat e falando "Cuba Libre" (Cuba livre, em português).

Crítico antigo de Cuba, Bolsonaro recentemente desfez o convite feito ao governo cubano para comparecer à sua posse, em 1º de janeiro de 2019, em Brasília – mesma situação ocorrida com a Venezuela. Em outra frente, o presidente eleito apresentou demandas que fizeram Cuba deixar o programa Mais Médicos, deixando desassistidos milhares de municípios brasileiros que ainda não foi preenchido.

Nos EUA, Gutierrez-Boronat é palestrante convidado da Universidade de Georgetown. Ele possui PhD em Filosofia dos Estudos Internacionais pela Universidade de Miami, juntamente com graduações em Ciências Políticas e Comunicações pela Universidade Internacional da Flórida.

Comentar