Cuba elimina artigo sobre casamento gay no projeto da nova Constituição do país

O polêmico artigo 68 do projeto de reforma constitucional em Cuba, que estabeleceu o casamento entre duas pessoas sem definir sexo e que abriu as portas para o casamento de pessoas do mesmo sexo, foi eliminado pela demanda popular, disse Homero Acosta, secretário do Conselho de Estado.
Sputnik

"Esta questão terá que ser esclarecida através de uma consulta popular e referendo quando será discutido o Código da Família, para o qual a disposição transitória décima primeira estabelece um período de dois anos para a Assembléia iniciar todo o processo", disse Acosta aos deputados. a Assembléia Nacional do Poder Popular (parlamento).

Cuba rechaça resolução do Parlamento Europeu sobre direitos humanos na ilha
Segundo Acosta, na discussão e no debate popular que ocorreu na ilha de 13 a 15 de novembro, o artigo 68 acumulou mais de 192 mil opiniões sobre as 783 mil propostas emitidas e mais de 176 mil delas coincordaram na manutenção do conceito de casamento como sendo entre um homem e uma mulher, conform a atual Constituição cubana.

Acosta ressaltou que a lei definirá posteriormente como o casamento será constituído, quem serão os sujeitos, quais serão as obrigações, bem como os requisitos. Depois de analisar as propostas populares, o novo projeto de reforma constitucional recolherá o tema no artigo 82, que define o casamento como uma instituição social e legal, uma das formas de organização da família, fundada no livre consentimento e na igualdade de direitos, obrigações e capacidade jurídica dos cônjuges, e a lei determinará a forma como será constituído e seus efeitos.

Comentar