Em direção à Lua, Roscosmos fará pedido de US$ 22,6 bilhões ao governo da Rússia

A agência espacial russa Roscosmos apresentará ao governo da Rússia um projeto de construção de um foguete super pesado para uma missão não tripulada ao redor da Lua. A informação foi dada por daus fontes anônimas à Sputnik e acrescenta que o projeto será apresentado em janeiro.
Sputnik

Segundo as fontes, serão solicitados 1,5 trilhão de rublos, o equivalente a US$ 22,6 bilhões.

"Um memorando interno da Roscosmos estipula que o projeto sob o programa federal de criação de um foguete super pesado deve ser submetido à aprovação do Executivo até 15 de janeiro. Isso diz respeito ao programa entre 2020 e 2030, incluindo provisões para os fundos requeridos. Várias opções para um foguete super pesado com diferentes custos estão sendo consideradas. Cerca de 1,5 trilhão de rublos em média são necessários para o programa", detalhou uma das fontes à Sputnik.

VÍDEO mostra lançamento de Soyuz rumo à EEI visto do foguete portador
O programa prevê projetar o foguete, construí-lo e realizar um voo não tripulado ao redor da Lua, de acordo com a fonte.

A construção de uma espaçonave, que seria carregada pelo foguete para executar o vôo ao redor da Lua, deve ser financiada por um programa federal separado, acrescentou a fonte.

Uma outra fonte afirmou que um vôo tripulado ao redor da Lua também estava sendo considerado, mas observou que esse projeto iria requerer financiamento adicional.

Stand da Roscosmos em evento dedicado à tecnologia espacial (Arquivo)

Na semana passada a Sputnik ouviu uma fonte que disse que a imagem do foguete super pesado será discutida no conselho de ciência e tecnologia da Roscosmos, já em 19 de dezembro deste ano. A fonte também disse que o layout do foguete estava planejado para ser concluído em 2019.

A fabricante russa de motores de foguetes NPO Energomash disse que o primeiro lançamento do foguete está programado para 2028.

Comentar