Quais seriam as razões da criação de nova base naval turca no mar Negro?

Analistas turcos e russos comentaram as possíveis razões para a construção de uma nova base naval turca na região do mar Negro.
Sputnik

Além disso, os analistas citaram como a nova base naval poderia afetar o equilíbrio das forças na região, já que, segundo informações, está previsto que aproximadamente 400 militares e 200 civis sejam incorporados à nova base naval de aproximadamente 60.000 m² que será construída na província de Trebizonda, ao nordeste da Turquia.

Atualmente, a Marinha turca possui oito bases em quatro mares em torno da Turquia, afirmou Salih Cora, membro do parlamento turco do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) de Trebizonda, enfatizando que, a construção de uma base naval no mar Negro é algo necessário.

Cora considera que a nova base naval proporcionará apoio logístico aos principais componentes da frota da Marinha turca, incluindo fragatas, submarinos e navios-patrulha.

"Em nome dos deputados da AKP de Trebizonda, quero enfatizar que apoiamos a criação de uma nova base naval nesta região, que é uma das províncias estrategicamente importantes da região do mar Negro do país", adicionou Cora.

Cora aproveitou para destacar que não é possível afirmar que as bases ou portos turcos serão utilizados em benefícios de outros países, enfatizando que a criação de uma segunda base no mar Negro será apenas para o fortalecimento das forças navais turcas, além de proporcionar infraestrutura logística.

Para o especialista em questões turcas da Academia de Ciências da Rússia, Andrei Boldirev, há várias possíveis razões por trás da construção de nova base naval turca.

Presidente da Turquia confirma que lançará uma operação militar na Síria
Segundo Boldirev, a Turquia está fortalecendo sua presença na região mediterrânea do mar Negro, e a criação da nova base naval é prova disso, já que anteriormente o país decidiu construir uma base ao norte do Chipre. Entretanto, ele também cita a possibilidade de que a Turquia esteja fortalecendo sua presença na região em resposta à OTAN, que decidiu realizar manobras militares na região após o incidente no estreito de Kerch.

Ancara também pode ter decidido aproveitar a situação na região do mar Negro para criar um "ponto adicional de apoio", principalmente pelo fato de a localização geográfica da nova base naval ser conveniente. Ou seja, a Turquia demonstra que está atenta às constantes tensões no mar Negro, além de pronta para atuar caso seja necessário, concluiu Boldirev.

Já o ex-comandante em chefe da Marinha russa e da Frota do Mar Negro, Vladimir Masorin, acredita que a Turquia esteja garantindo a segurança nacional, sendo um ato normal que não ameaçará a Rússia, além disso, a Turquia pode estar temendo uma eventual presença dos americanos na região do mar Negro.

Comentar