Cientistas brasileiros e americanos encontram na Terra evidências de catástrofe cósmica

Cientistas dos EUA e do Brasil apresentaram uma hipótese de que 2,6 milhões de anos atrás, a uma distância de 50 parsecs (163 anos-luz), uma supernova explodiu causando a extinção em massa de animais na Terra no final do Plioceno.
Sputnik

De acordo com cientistas Franciole Marinho, Laura Paulucci e Adrian Melott, grandes animais como o megalodon (uma espécie de tubarão gigante) poderiam ter se extinguido por causa da "chuva" de partículas pesadas, diz-se no artigo publicado na revista Astrobiology.

Os cientistas mostraram que em rochas terrestres datadas de 2,6 milhões de anos atrás há um pico no conteúdo de radioisótopos de ferro-60, cujos núcleos caem na Terra sob a forma de radiação cósmica.

Catástrofe climática causará inevitável colapso da civilização, preveem cientistas
A quantidade de material radioativo pode ser avaliada pela intensidade dos raios cósmicos secundários — fluxos descendentes de partículas (múons) que ocorrem na atmosfera aquando da interação com partículas cósmicas de alta energia.

Os cientistas estimam que a radiação dos múons penetrava um quilômetro nas profundezas do oceano e excedia os valores normais, fazendo assim com que os grandes animais marinhos recebessem altas doses de radiação ao longo da vida.

Os cientistas não sabem ao certo se a radiação cósmica foi causada por uma única supernova ou se por uma série de explosões, mas há evidências de que havia várias supernovas.

Geólogos acham universo imenso de 'bactérias zumbis' nas profundezas da Terra
O nosso Sistema Solar está localizado no extremo de uma espécie de bolha, uma região de gás quente rarefeito que se estende por 300 anos-luz. Acredita-se que o sistema tenha sido formado por supernovas que explodiram há 10 — 12 milhões de anos atrás, mas a radiação cósmica que elas emitiram poderia ter ricocheteado nas paredes da bolha e irradiado a Terra durante milhões de anos posteriores.

Comentar