Trump aumenta orçamento do Pentágono para US$ 750 bilhões em 2019

O presidente dos EUA, Donald Trump, concordou com a proposta do secretário da Defesa, Jim Mattis, de aumentar o financiamento do Departamento de Defesa para US $ 750 bilhões em 2019, informou a mídia local, citando fontes da administração norte-americana.
Sputnik

De acordo com a emissora CNN, Trump abandonou a idéia de reduzir o financiamento do Departamento de Defesa e liberou a alocação de US $ 750 bilhões para a agência após uma reunião com Mattis e alguns congressistas dos EUA na semana passada.

'Idiota como uma rocha': Trump responde às críticas do ex-secretário Tillerson
Na semana passada, Trump disse que os gastos com a defesa dos EUA eram "loucos" e expressou esperança de manter conversações com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, no futuro, para pôr fim à "corrida armamentista incontrolável".

Com o novo aumento, no entanto, o orçamento do Departamento de Defesa para o próximo ano será em US$ 80 bilhões superior ao deste ano.

O orçamento de defesa dos EUA para o ano fiscal de 2019, que começou em 1º de outubro, inclui o restabelecimento do Comando Espacial dos EUA. Também orienta a Agência de Defesa contra Mísseis dos EUA a iniciar os trabalhos para implantação de sistemas capazes de rastrear e interceptar mísseis balísticos no espaço. De acordo com o documento, o desenvolvimento desses programas devem ser concluídos antes de 2023, enquanto o sistema de interceptação de mísseis pode ser implantado posteriormente.

Em outubro, Trump disse que os Estados Unidos estavam criando uma força espacial para alcançar a China e a Rússia.

Comentar