NI analisa eficácia do sistema de defesa antiaérea Tor da Rússia

A revista norte-americana The National Interest analisou a eficácia do sistema de defesa antiaérea russo Tor e concluiu que os EUA deveriam ser especialmente cautelosos com isso.
Sputnik

O autor da publicação, Charlie Gao, escreveu que o sistema russo Tor, adotado em 1985, foi desenvolvido como substituto ao sistema Osa a nível de divisão, tendo que reagir mais rapidamente a ameaças como munições guiadas de precisão e mísseis de cruzeiro.

NI: Rússia pode ter encontrado nova maneira de destruir 'grandes canhões' inimigos
Mísseis e radares de rastreamento e de busca são combinados em um único veículo completamente autossuficiente, destaca a revista. Além disso, o Tor usa lançamento vertical a direito (similar ao S-300), tem oito mísseis armazenados em contêineres verticais que são lançados a uma altura de 20 metros, sendo o motor do foguete ligado depois de o míssil ficar apontado.

"Isso permite que o Tor engaje um alvo em 10 segundos enquanto está em movimento, e em 8 segundos, se estiver parado", observa a edição.

Enquanto o Tor-M2 é um sistema mais avançado que o Tor-M1 (que entrou em serviço em 1991), podendo engajar quatros a dez alvos simultaneamente, conforme as fontes.

Devido a novos sistemas eletrônicos, além de ter uma resposta mais rápida a ameaças, possui também dois canais de orientação podendo seguir um número maior de alvos, inclusive bombas guiadas a laser.

National Interest avalia capacidades dos caças modernizados russos
A edição ainda destaca que o lançamento vertical é uma vantagem significativa quando vários alvos surgem de diferentes direções, pois seu "lançador não precisa girar antes de lançar o míssil".

Esse sistema de defesa antiaérea, que é amplamente utilizado no Exército da Rússia, possui diferentes chassis, sendo que alguns são projetados para condições extremas, como na região ártica, bem como chassis com rodas para exportação, diz o autor. Ademais, o Tor pode ser usado juntamente com outro sistema russo, o Pantsir, capaz de disparar em veículos aéreos não tripulados pequenos.

Comentar