Conselho de Cooperação do Golfo quer evitar que crise no Qatar afete organização

As nações do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) não querem que a crise diplomática em torno do Qatar afete o trabalho da organização regional, disse no domingo o ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir.
Sputnik

A declaração foi feita após a cúpula do GCC em Riade. Apesar do convite do rei saudita, o emir do Qatar, Tamim Bin Hamad Al-Thani decidiu abandonar a cúpula, enviando o ministro de estado do país para assuntos estrangeiros em seu lugar.

"Os membros não querem que a crise em torno do Qatar tenha um impacto negativo no trabalho do conselho", disse Al Jubeir, conforme veiculado pelos canais de TV árabes.

Por que Qatar decidiu abandonar OPEP após mais de meio século na organização?
Ele ressaltou que o Qatar precisa cumprir as condições dos países árabes para abrir o caminho para seu retorno ao trabalho pleno no conselho. O ministro acrescentou que qualquer conflito entre os estados do Golfo deve ser resolvido dentro da organização regional.

O Qatar está sob bloqueio diplomático e econômico desde junho passado, quando os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein e Egito, entre outros, romperam relações diplomáticas e comunicação com Doha, acusando-a de apoiar o terrorismo e interferir em seus assuntos internos. Doha refutou as alegações.

Comentar