China prende 10 militares por protestos

Autoridades chinesas da província de Shandong, no leste do país, prenderam 10 pessoas envolvidas em protestos de militares veteranos no início de outubro, informou a mídia estatal chinesa neste domingo (9).
Sputnik

Queixas pelas pensões militares e outros benefícios têm sido uma questão de longa data na China e houve protestos organizados esporadicamente nos últimos anos.

No início do ano passado, centenas de militares veteranos protestaram no centro de Pequim por dois dias, exigindo aposentadorias não pagas.

Chancelaria da China convoca embaixador canadense após prisão de diretora da Huawei
A televisão estatal disse que os protestos de 4 a 7 de outubro foram ilegais e ocorreram na cidade de Shandong. Foram cerca de 300 pessoas de diferentes partes da China.

Os manifestantes lutaram com a polícia e veículos foram danificados, acrescentou a reportagem, citando o Ministério da Segurança Pública.

O governo prometeu repetidamente tratar melhor os veteranos, e este ano criou um Ministério de Assuntos de Veteranos como parte de uma reforma mais ampla dos departamentos ministeriais.

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou em 2015 que o Exército Popular de Libertação diminuiria suas tropas em 300 mil pessoas.

Comentar