Polícia de Vancouver comenta invasão de propriedade de vice-presidente da Huawei

De acordo com a imprensa local, a polícia coletou provas na residência, mas não forneceu mais informações. Autoridades policiais de Vancouver não disseram quantos suspeitos tentaram entrar na casa que acredita-se ser de propriedade do marido do detido CFO da Huawei, Meng Wanzhou.
Sputnik

Autoridades de Vancouver disseram que os suspeitos foram confrontados por alguém dentro da casa e fugiram, acrescentando que ninguém ficou ferido e ninguém foi preso, segundo a Global News.

Chancelaria da China convoca embaixador canadense após prisão de diretora da Huawei
De acordo com uma declaração juridicamente apresentada no tribunal, a propriedade na West 28th Avenue é uma das duas na cidade que Meng e seu marido Xiaozong Liu possuem em Vancouver.

Meng, 46 anos, filha do fundador da Huawei, Ren Zhengfei, foi presa no dia 1º de dezembro em Vancouver e deve ser entregue aos Estados Unidos, onde é suspeita de cometer fraude para contornar as sanções dos Estados Unidos ao Irã. De acordo com a imprensa, as autoridades norte-americanas acreditam que Meng sabia que uma empresa chamada SkyCom, que fazia negócios com o Irã, era parte da Huawei Technologies Co Ltd. da China.

Documentos judiciais canadenses divulgados neste domingo, mencionado pela Reuters, mostram que a principal executiva da Huawei argumentou que ela deveria ser solta sob fiança enquanto aguarda uma audiência de extradição por sofrer de hipertensão.

Chancelaria chinesa convoca embaixador dos EUA por detenção de executiva da Huawei
Segundo a Reuters, Meng disse em um depoimento juramentado que ela é inocente das alegações e irá contestá-los em julgamento nos EUA se estiver em prisão preventiva.

O Ministério das Relações Exteriores da China convocou o embaixador canadense em Pequim, John McCallum, no sábado para protestar fortemente contra a detenção de Wanzhou. Pequim alertou Ottawa sobre "sérias consequências" se Meng não for libertada.

Comentar