EUA podem enviar navio de guerra ao mar Negro em meio às tensões do Estreito de Kerch

Os militares dos EUA pediram ao Departamento de Estado para que notifiquem o governo da Turquia sobre a intenção de levar um navio de guerra ao Mar Negro, de acordo com a mídia.
Sputnik

A medida seria uma resposta a um incidente naval no Estreito de Kerch em 25 de novembro, quando três navios da Marinha ucraniana entraram em águas territoriais russas e violaram o direito internacional.

As autoridades russas detiveram os navios após as embarcações não responderem às exigências legais. Também foram detidos os 24 marinheiros que estavam a bordo dos navios.

Após ultimato dos EUA, Putin diz que saída do Tratado INF tem outra razão: novos mísseis
A notificação da Marinha dos EUA dará a eles a opção para entrar na área, mas não se sabe se medida será tomada, segundo afirmou a CNN. Ainda segundo o canal de mídia, essa medida poderia aumentar as tensões entre os Estados Unidos e a Rússia.

Os Estados Unidos solicitaram à Rússia a liberdade dos marinheiros e também que devolvam os navios à Ucrânia. O presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu cancelar uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, durante a cúpula do G20 na Argentina após receber um relatório acerca do incidente de Kerch.

Putin afirmou que o incidente foi uma provocação preparada antecipadamente. Ela funcionaria como um pretexto para a introdução da lei marcial na Ucrânia antes da eleição presidencial do país. Conforme afirmou Putin, a lei marcial poderia afetar a campanha, prevista para começar no final de dezembro, em meio ao baixo índice de aprovação do presidente do país, Pyotr Poroshenko.

Comentar