Israel lança operação para destruir túneis do Hezbollah na fronteira libanesa

Israel concentrou forças na fronteira com o Líbano com a finalidade de destruir túneis usados pelo grupo armado Hezbollah, segundo comunicam as Forças de Defesa de Israel (IDF).
Sputnik

As IDF anunciaram na sua conta do Twitter que começaram, na terça-feira (4), uma operação destinada a "expor e neutralizar túneis fronteiriços" do Hezbollah, usados por esse grupo para atacar Israel a partir do território libanês.

Acabamos de lançar a operação Northern Shield (Escudo do Norte) para expor e neutralizar os túneis fronteiriços construídos pelo Hezbollah

Segundo comunica o jornal Haaretz, as Forças Armadas israelenses sabiam dos planos do Hezbollah, que datam de 2006, de construir túneis na fronteira com o Líbano para efetuar ataques contra Israel. Em particular, em 2013 as forças israelenses identificaram uma tentativa de construí-los, no entanto, não descobriram nenhum local de construção.

Força Aérea israelense decide adquirir caças F-15IA modernizados, afirma mídia
Em 2014, Israel criou uma equipe especial que deveria localizar os túneis. Em 2015, o país lançou uma operação para estabelecer uma barreira na fronteira com o Líbano. Os planos de Israel também incluíram usar uma tecnologia para destruir as construções do grupo armado.

Apesar de Hezbollah ser considerada uma organização terrorista pelos Estados Unidos e Israel, o grupo criado em 1980 é reconhecido como um partido político legítimo no Líbano e goza de relações estreitas com o Irã.

Comentar