Rússia: exercícios da OTAN são pretexto para concentrar forças perto da fronteira russa

A pretexto de exercícios militares, a OTAN está concentrando suas tropas em países vizinhos da Rússia, disse o vice-ministro da Defesa russo, coronel-general Aleksandr Fomin.
Sputnik

"Os países da OTAN estão se armando, sob o disfarce de exercícios, concentram tropas, veículos pesados e blindados nos países bálticos, na Polônia e em outros países", disse Fomin a repórteres.

Segundo o coronel-general russo, as forças estão aumentando, incluindo nos países da OTAN que devem muito à Rússia.

"Demos à Polônia 600 mil nossas vidas e agora a Polônia é o principal defensor disso tudo: estão prontos para abrir três comandos em seu território, mais uma base", disse Fomin.

OTAN continuará monitorando mar Negro após incidente no estreito de Kerch
Na sexta-feira (30), a agência de notícias turca Anadolu informou que a OTAN "continuará avaliando sua presença na região do mar Negro", onde navios da aliança estão realizando patrulhas e exercícios de rotina, de acordo com a porta-voz da OTAN, Oana Lungescu.

Recentemente, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a OTAN continua a deslocar-se constantemente para leste, aumentando sua presença militar nos mares Negro e Báltico e realizando uma série de grandes exercícios militares. Tais ações dos países da aliança "objetivamente levam à militarização da região, gerando novos riscos e aumentando o grau de confronto político-militar", acrescentou a representante.

Comentar