Radar de nova geração entra em funcionamento na Rússia

A primeira estação de radar Konteiner além-do-horizonte entrará em serviço operacional muito em breve, de acordo com o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik

A nova estação de radar Konteiner, pertencente ao sistema de alerta contra ataques aeroespaciais, entrará em serviço operacional na cidade de Kovylkino, na república de Mordóvia, em 1º de dezembro, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

O princípio dos radares além-do-horizonte, aplicado no sistema Konteiner, se baseia na capacidade da ionosfera da Terra de refletir os sinais eletromagnéticos enviados em um ângulo determinado.

Rússia começa modernização de lança-foguetes
A particularidade principal dos Konteiner consiste em que eles permitem monitorar completamente a situação no espaço aéreo em uma zona de mais de 2,5 mil quilômetros e seguir não só mísseis de cruzeiro, mas também seus portadores, bem como registrar os momentos de lançamento.

De acordo com a estratégia militar, a existência de radares além-do-horizonte em todo o perímetro, junto com o funcionamento de um sistema eficaz de defesa antiaérea e antimíssil, vai permitir conter a tática de ataque preventivo de precisão que se baseia no lançamento de mísseis de cruzeiro contra os postos de comando e silos de lançamento de mísseis balísticos intercontinentais.

Comentar