Revelado enigma da maior erupção vulcânica na Antártida

Essa recente descoberta incomum muda completamente a percepção de como e quando ocorreu a maior erupção no continente mais meridional do nosso planeta.
Sputnik

Uma equipe de pesquisadores internacionais tornou pública sua última descoberta sobre a maior erupção na Antártida que ocorreu na era geológica do Holoceno, ou seja, durante os últimos 11,5 mil anos. Segundo revela seu estudo, citado pelo portal Phys.org, a catástrofe ocorreu há 3.980 anos, e não há 8.300 como se acreditava antes.

A pesquisa, de que também participaram especialistas do Instituto de Ciências da Terra Jaume Almera (Espanha), estabeleceu a data exata da poderosa erupção na ilha Decepção com a ajuda de técnicas de geoquímica, petrologia e paleolimnologia. Elas foram aplicadas aos núcleos de sedimentos de quatro lagos localizados na península de Byers, a 40 quilômetros ao norte da ilha.

Além da data exata, o estudo determinou que, quando a câmara de magma ficou esvaziada por causa da erupção, a parte superior do vulcão colapsou. Como resultado, se formou uma depressão com 8 a 10 quilômetros de diâmetro. Isso, por sua vez, determinou a forma peculiar da ilha, que lembra uma ferradura. Ao mesmo tempo, esse fato criou um "evento sísmico de grande magnitude", cujos vestígios foram detectados nos sedimentos desses lagos.

NASA: colisão com esse asteroide terrível provocará explosão extremamente poderosa
De acordo com o pesquisador Sergi Pla, a equipe foi pega de surpresa ao descobrir que todos os lagos contam com uma camada de sedimentos diferentes, datada da mesma época, que se segue à espessa camada de piroclasto. Outro coautor do estudo, Santiago Giralt, afirmou que estes sedimentos "tinham uma origem terrestre e se depositaram de forma abrupta" no fundo dos lagos. Isso permitiu aos pesquisadores sugerirem que lá ocorreu "um grande terremoto que atingiu toda a área".

Todos os detalhes revelados no decurso da investigação fizeram com que os cientistas chegassem à conclusão de que esse terremoto provavelmente não foi comum, mas teria sido "causado pelo colapso da caldeira do vulcão na ilha Decepção".

Os cientistas compararam a potência daquela erupção com a do vulcão Tambora na Indonésia em 1815 — que causou uma queda da temperatura em todo o mundo — um evento conhecido como o ano sem verão de 1816.

Comentar